Rui Palha um Fotógrafo Urbano.

Rui Palha, nascido em Lisboa, Portugal em 1953, é um fotógrafo clássico apesar de contemporâneo, daqueles que saem as ruas em busca da Fotografia e, para a nossa alegria,  embora vá negar caso seja questionado, invariavelmente a encontra, como podemos facilmente conferir em suas galerias no Flickr ou em seu site.

Inspirado em gênios da fotografia como Henry Cartier-BressonElliot Erwitt e Doisneau, Rui Palha capta a essência das ruas, nada escapa de seu olhar refinado e repleto de humanidade. Em sua narrativa fotográfica, a arquitetura, os reflexos, as pessoas, a diversidade cultural, os animais, silhuetas, contra-luzes, diagonais, objetos que compõem o cotidiano e os instantes decisivos são elementos facilmente encontrados dentro de uma composição feita por quem sabe o que está fazendo.

Em 2010, Rui Palha lançou o livro Street Photography – Fotografias de Rua que pode ser encontrado no site do ESTÚDIO 14 em dois formatos, em papel por 45€ + despesas de envio e em pdf por 10€.

 

Este livro surge após alguns anos de dedicação à fotografia de rua e aos modelos que por lá vagueiam, e que, sendo únicos, se tornam a componente fundamental das fotografias apresentadas. Conta histórias através de imagens, mostrando aos outros o que pode ser “visto” durante as “voltas pelas ruas”. O mundo fotográfico de Rui Palha situa-se, essencialmente, em Lisboa, cenário da grande maioria das suas fotografias e onde as pessoas anónimas são os actores principais. O tema é, pois, a rua, as Pessoas, as emoções, a vida…num expressivo e belíssimo preto e branco. Rui Palha, foi o vencedor do prémio Autores 2011 SPA/RTP na categoria de Artes Visuais, para o “Melhor Trabalho de Fotografia”.

Em Rui Palha eu vejo amplificado a essência da fotografia urbana, na qual encontramos em primeiro lugar a paixão e o desejo de escrever com luz o mundo que é visto através de um pequeno retângulo.

Esse post foi publicado em Fotografia, Street Photography e marcado , , . Guardar link permanente.

9 respostas para Rui Palha um Fotógrafo Urbano.

  1. Fabio Costa disse:

    O Rui é mto fera. Meu camarada das ruas tem um trabalho incrivel.
    Recomendo que comprem seu livro publicado: “Street Photography”. É sensacional.

    FAGU

  2. Grande Palha. Homem modesto mas convicto das suas ideias, tenho o prazer de o conhecer pessoalmente. Acho o seu trabalho excelente, já já lhe chamei Bresson da actualidade, não para o elogiar, mas simplesmente porque efectivamente acho que ao mesmo nível e possui um trabalho do mesmo género embora sem dúvida distinto. Umas dos aspectos que mais aprecio nas suas fotos é que o Rui não se rendeu à foto fácil da miséria humana, dessa já há que chegue.
    Grande abraço Rui.

  3. Rui Palha disse:

    Obrigado a ambos os Fabios (Costa e Martins) e ao João Domingues.
    Grande abraço.

  4. Ótimo post! Sempre admirei o trabalho de Rui Palha.

  5. Esse português é fantástico. Pena que se conhaça tão pouco a obra dele aqui no Brasil.

  6. Rui Palha disse:

    Obrigado Jozé de Abreu.
    Creio que dia 1 de Fevereiro irá para as banca, aí no Brasil, a ultima edição da Photo Magazine com capa e entrevista minhas.

  7. Projeto Verena disse:

    Simplesmente é o dia a dia de um jeito diferente. Trabalho maravilhoso e sem os requintes da fotografia comercial.
    Acho que a realidade é seu material; as ruas, seu palco e as pessoas seus artistas.
    Boa indicação.

  8. Rui Palha disse:

    Obrigado Projeto Verona.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s