10 livros de fotografia que não podem faltar em sua estante.

Foto Sebastião Salgado

Para começarmos 2012 com o pé direito eu fiz uma pequena seleção de livros sobre fotografia que não podem faltar na estante de um apaixonado por essa arte, seja esse apaixonado um profissional ou não. Optei por apenas 10 títulos porque se fosse colocar todos esse post ficaria enorme. Espero que gostem da lista e se tiverem alguma sugestão de leitura, por favor não deixem de colocar nos comentários.

1º- CARTAS A UM JOVEM FOTÓGRAFO   BOB WOLFENSON

No imaginário coletivo, a figura do fotógrafo de moda vem envolta numa aura de glamour que nem sempre condiz com a realidade. Por outro lado, dizer que não há glamour nenhum e que a vida é só integridade, concentração, foco e trabalho seria tirar o verniz e o charme dessa atividade tão atraente. ‘Cartas a um jovem fotógrafo’ conta um pouco dessa profissão, do ambiente que a cerca e das armadilhas, do ego e do mercado, que podem surgir na vida de qualquer um que decida usar a câmera como ofício e forma de expressão. Este livro traz as dificuldades, prazeres, oportunidades, ilusões e a realidade de uma profissão que se alimenta da criatividade e da sensibilidade.

2º- BORIS KOSSOY – FOTOGRAFO

Boris Kossoy – fotógrafo‘  traz um panorama de sua produção fotográfica entre 1955 e 2008, com apresentação de Jorge Coli e um texto de balanço do próprio autor, acompanhado ainda de duas entrevistas e uma cronologia ilustrada.

3º- Tête à tête – Henri Cartier-Bresson

Uma seleção de retratos feitos por Henri Cartier-Bresson ao longo de sete décadas. Ao lado de gente anônima, o livro traz personalidades como Pablo Picasso, Truman Capote, Marilyn Monroe, Lucian Freud, Susan Sontag, Coco Chanel, Jean-Paul Sartre, Carl Jung, e Che Guavara. Traz ainda, uma seleção de desenhos a lápis, inclusive alguns auto-retratos.

4º –Trabalhadores – Sebastião Salgado

Trabalhadores – Uma arqueologia da era industrial” presta homenagem ao trabalho realizado com a força do corpo, tradução que os séculos honraram e que agora, quando se aproxima um novo milênio, dá lugar no mundo inteiro ao desempenho de máquinas e computadores. Com imagens de beleza e veracidade eloqüentes, Sebastião Salgado compõe uma elegia visual àqueles homens e mulheres cujo ânimo laborioso se sobrepôs às condições mais duras. Vistos por um olhar solidário, eles aparecem neste livro num singular estado de graça. 350 fotografias de intensa luminosidade formam uma perspectiva arqueológica das atividades que têm sido sinônimo de trabalho duro, penoso. 

5º- A Câmera – Ansel Adams

Ansel Adams (1902-1984), nome de inclusão obrigatória em toda História da Arte Fotográfica que seja escrita, além de verbete de muitas enciclopédias, escreveu um clássico mundial que hoje tem validade de ‘bíblia’ para muitos profissionais. Trata-se da trilogia A câmera, O negativo e A cópia. Primeiro título da série, ‘A Câmera’ ocupa-se do equipamento fotográfico e vai além, introduzindo o conceito de visualização – um modo de enxegar a imagem na mente antes da exposição. Visualizar, para Adams, pressupõe a total liberdade de expressão do fotógrafo, base de sua criatividade. Com domínio absoluto da técnica e de muitos aspectos da arte, Adams conduz o leitor no sentido de que, entendendo as potencialidades da fotografia, faça surgir sua ‘criatividade’ e seu ‘estilo’.

6º- LIGEIRAMENTE FORA DE FOCO – Robert Capa

Neste livro autobiográfico, Robert Capa, o fotógrafo que produziu registros de guerra mostra que também é um contador de histórias. Em seus relatos, ele fala de sua vida privada e profissional, das suas experiências como correspondente de guerra, da convivência com seus amigos John Steinbeck e Ernest Hemingway, e de sua namorada, a atriz Ingrid Bergman.

7º- A CÂMARA CLARA – ROLAND BARTHES

Em seu último livro, Roland Barthes explora a diferença entre os processos de reprodução da imagem na câmara clara e na câmara escura (a fotografia). Na primeira, a imagem é copiada pela mão do homem, enquanto, na segunda, ela é reproduzida mecanicamente sem a interferência humana. Barthes procura aqui mostrar que sem a intervenção pessoal e subjetiva do observador a fotografia ficaria limitada ao registro documental.

8º- IMAGENS HUMANAS – JOÃO ROBERTO RIPPER

O livro ‘Imagens Humanas’ contém ao todo 195 fotos, selecionadas a partir de um acervo de 150 mil imagens, que buscam traduzir a realidade desse país. Índios, mulheres, crianças, idosos e trabalhadores no seu cotidiano, sofrendo, sorrindo, vivendo. Nas ruas, nos assentamentos, nas favelas, nas fábricas, nos casebres. O livro apresenta ainda uma entrevista com Ripper, presente no cenário da fotografia documental brasileira.

9º- O ATO FOTOGRÁFICO – PHILIPPE DUBOIS

Este livro apresenta que a foto não é apenas uma imagem, é também, antes, um verdadeiro ato irônico, uma imagem, se quisermos, mas em trabalho, algo que não é possivel conceber fora de suas circunstâncias, do jogo que a anima. O meio mecânico, óptico-químico, pretensamente objetivo implica ontologicamente a questão do sujeito em processo.

10º- SOBRE FOTOGRAFIA – SUSAN SONTAG

‘Sobre fotografia’ é um livro que fez história no âmbito dos estudos da imagem. Publicado no Brasil originalmente em 1983, reúne seis ensaios escritos na década de 70, em que a romancista e filósofa Susan Sontag analisa a fotografia como fenômeno de civilização, desde o aparecimento do daguerreótipo, no século XIX. O resultado é uma história social da visão, demonstrando seu lugar central na cultura contemporânea.

 

Esse post foi publicado em Dicas, Fotografia e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para 10 livros de fotografia que não podem faltar em sua estante.

  1. Leandro Pena disse:

    Tenho o livro do Boris Kossoy e digo, sem sombra de dúvidas, que é item fundamental.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s