[Vídeo] Repórteres fotográficos da Folha discutem as mudanças na profissão.

Acabei de ver no Tudo Sobre Fotografia esse vídeo no qual alguns jornalistas e fotojornalistas do jornal Folha de São Paulo, entre eles o saudoso João Bittar, falam sobre as mudanças no trabalho de repórter fotográfico.

É incrível perceber como, ao contrário do que muitos pensam, o equipamento tem grande influencia nessas mudanças de paradigmas que a profissão de fotógrafo de um modo geral vem sofrendo ao longo dos anos. A cada surgimento de uma nova tecnologia os profissionais da área são obrigados a se reinventarem, a se atualizarem para não serem engolidos pelo mercado.

Outro dia eu li uma matéria dizendo que a cada dia que passa fotógrafos profissionais tem usado aparelhos celulares com mais regularidade em seus trabalhos e não somente em horas de lazer. Será que esses aparelhos como o iPhone e seus aplicativos serão ou já estão a causa de uma nova mudança de paradigma, assim como as câmeras no formato 35mm foram em outra época?

 

Esse post foi publicado em Fotografia, Fotojornalismo, Vídeos e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para [Vídeo] Repórteres fotográficos da Folha discutem as mudanças na profissão.

  1. J. R. Caldas disse:

    Graças a este post, acabei por navegar em diversas páginas e fóruns na internet sobre esse assunto: DSLR x Câmeras de Celular (em especial o iPhone 4s). Resultado: muitas coisas na fotografia estão mudando e irão mudar por causa da tecnologia e do mesmo jeito que a fotografia se adaptou na era do 35mm, ela se adaptará novamente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s