Claire Felicie, mostra fotos de soldados antes, durante e depois da guerra.

Foto - Claire Felicie

A fotógrafa Claire Felicie,  realizou uma série de retratos em P&B de soldados e os organizou em trípticos para mostrar o antes, o durante e o depois da guerra. As diferenças são sutis, mas inegáveis. Os olhares assustados nas fotos do centro e de uma certa tristeza nas fotos que representam o pós guerra são claramente perceptíveis.

Via Peta Pixel – [http://www.clairefelicie.com/]

Esse post foi publicado em Fotografia, Fotojornalismo e marcado , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Claire Felicie, mostra fotos de soldados antes, durante e depois da guerra.

  1. J. R. Caldas disse:

    O mais interessante é que não tem como as mudanças causadas pela guerra nas pessoas escaparem das lentes das fotografia.

  2. Cid disse:

    Claramente perceptíveis? Será mesmo que essa visão seria tão clara se não tivéssemos a informação prévia sob quais situações as fotos foram tiradas? Eu acredito que qualquer pessoa que as veja é influenciada pelo contexto e isso induz a forma de leitura.

    • Fabio Martins disse:

      Acredito que não! Somente sabendo o contexto é possível ter essa percepção tão clara! Como em qualquer situação, para termos uma visão correta dos fatos é necessário que o contexto seja, ao menos em parte, conhecido, caso contrário corremos o risco de sermos, no minimo, displicentes.

      • Cid disse:

        Pois então Fabio, como você mesmo disse, apenas sabendo o contexto temos essa percepção. Se elas fossem inseridas em outro contexto, a interpretação seria outra, mesmo que equivocada. A sugestão de um título ou legenda tem grande influência na leitura da imagem.

  3. Fabio Martins disse:

    Com certeza! O título ou a legenda podem, tanto valorizar a imagem quanto desvalorizar e as vezes a captura é tão bem feita que nem precisa de legenda ou título, a própria imagem se auto contextualiza. Com algumas imagens do Evandro Teixeira isso acontece. Ontem eu estava vendo um vídeo no qual o Marcelo Carnaval e o saudoso João Bittar diziam exatamente isso. Vou procurar o link e te passo…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s