Por que eu não abro mão da minha 50mm?

Foto Fabio Martins

Ultimamente alguns amigos tem me perguntado qual a razão para eu utilizar somente a 50mm quando saio para fotografar e não uma teleobjetiva, mais confortável na opinião deles. Bem, eu não estou procurando conforto, eu quero ter qualidade sem precisar gastar muito. E nisso a minha Nikkor 50mm 1.4 se encaixa perfeitamente. É uma lente relativamente barata, aqui no Japão custa em torno de ¥42,100 (R$ 800,00 aproximadamente). E uma meia-tele ou uma teleobjetiva com qualidade é muito cara e está completamente fora do meu orçamento. Uma nikkor 24-70mm 2.8, por exemplo, custa ¥193,600 no Yodobashi, quase R$ 4,000.00. A lente do kit (18-55) não é ruim, mas não atende mais todas as minhas necessidades.

Foto Fabio Martins

Veja 4 motivos para ter uma 50mm em seu kit
  1. É uma lente relativamente barata. Tem um ótimo custo beneficio;
  2. A abertura máxima do diafragma possibilita fotografar em ambientes com pouca luz sem necessitar de flash;
  3. É uma lente pequena e leve, o que possibilita manusear a câmera com mais agilidade;
  4. É uma lente versátil. Com ela você pode fotografar quase tudo, desde retratos até casamentos (sim, eu conheço quem fotografe casamentos somente com uma 50tinha), sessões em estúdio ou street photography etc.

Foto Fabio Martins

Alguém teria mais motivos para ter uma 50mm ou algum para não ter? Deixe as suas sugestões ou críticas nos comentários…

Esse post foi publicado em Equipamentos e marcado . Guardar link permanente.

14 respostas para Por que eu não abro mão da minha 50mm?

  1. Diego Apolinário disse:

    São tantos motivos, dentre eles qualidade, nitidez, versatilidade… Na minha opinião a 50mm é mais que uma lente, é um estilo!

    Belo Post Fabio😉

  2. J. R. Caldas disse:

    Uma 50mm não pode faltar, mas uma 1.4 não custa R$ 800,00 aqui no Brasil. Com esse valor o máximo que você compra é uma 50mm 1.8 com foco manual. Uma 50mm 1.4 com auto foco sai por pelo menos R$ 1.300,00…. chega a ser um assalto de tão caro.

    • Fabio Martins disse:

      R$ 1.300? Um absurdo! Um assalto como você mesmo escreveu! A nikkor 1.8 aqui no Japão custa ¥18,900 (aproximadamente R$ 400,00) e ainda recebe um bônus de 10% para gastar em futuras compras. A minha 1.4 eu paguei ¥15,000 (+ ou – R$ 300,00) porque era a ultima e só tinha a da vitrine e eles me deram um mega desconto.

    • Isso se for da Nikon, né. Se for uma 50mm f/1.8 da Canon por cerca de R$ 350, nova; e se for uma f/1.4 sai por coisa de R$ 1100, 1200.

      Lembrando que na Canon não tem isso de modelos com AF e modelos sem AF, já que todas câmeras EOS tem AF. Por sinal, até a 50 1.2 tem AF, coisa que na Nikon não tem…

  3. Márcia Gama disse:

    Concordo com vocês! 50mm é mesmo um estilo e que eu adotei de vez, só abro mão da minha 50tinha quando preciso mesmo daqueeele zoom (no caso de passarelas por exemplo, sou fotógrafa de moda). Mas aqui no Brasil ela não é barata mesmo não, eu uso a Canon 1.4, maravilhosa, não foi barata mas valeu cada centavo pois vai do estúdio pra qualquer locação sem reclamar.

  4. A desvantagem de usar 50mm é que você perde grande-angular. Daí se quiser dar um clique bem aberto, não rola, a não ser que tenha bastante espaço para andar pra trás, o que muitas vezes não é possível.
    Eu comprei recentemente minha 50mm, uma f/1.8, e estou apaixonado tanto pela praticidade dela, quanto pelo peso e até pelo charme que minha câmera tem com ela e o parasol. Deveria ter comprado bem antes…

    Mas é fato que não me desfaço de minha 17-55 2.8 nem a pau. Só se eu mudar para uma câmera full-size e surgir uma 24-70 com estabilizador, ou eu conseguir trocar minha 17-55 por uma 24-105 f/4L. Tudo porque grande-angular pra mim é fundamental – adoro colocar as coisas no contexto, pegar visões gerais.

  5. Nilson Soares disse:

    Amigos,

    Eu adora a minha frame 50 mm, é que nem a sua Fabio.

    Hà poucos meses fotografei um torneio de MMA aqui no Brasil com ela. Os fotógrafos que estavam ao meu lado no ringue, com teles verdadeiras trombas imensas, me olhavam com cara de espanto, mas vejam o resultado:

    http://www.baiaodeideias.blogspot.com.br/2012/03/licoes-fotograficas-do-ringues.html

    abs,

    Nilson Soares

Deixe uma resposta

