[Livro] Mestres da Fotografia

[tweetmeme source=”fabiofotografia” only_single=false]National Geographic Brasil lança uma extraordinária coleção de  imagens produzidas por quatro grandes artistas da fotografia

Na última quarta-feira, 22 de junho, o mercado literário brasileiro ganhou uma obra prima da história da arte. Mestres da Fotografia reúne cerca de 300 fotografias feitas por quatro grandes fotógrafos e constantes colaboradores da revista National Geographic: Steve McCurry, Michael Nichols, Michael Yamashita e David Doubilet. Belíssimas criações e seus criadores estão juntos neste grande livro, que estará disponível para venda na Loja Abril e nas principais livrarias e bancas do Brasil por R$ 120,00.

O lançamento do ano da revista National Geographic Brasil, a obra também será um dos prêmios da Viagem do Conhecimento – Desafio National Geographic 2011, maior olimpíada de geografia do País. “O livro representa o valor da descoberta do mundo por meio da fotografia em National Geographic e será nosso presente especial para os 20 estudantes finalistas deste ano”, afirma Matthew Shirts, redator-chefe da publicação.

Os mestres da obra

Steve McCurry – Conhecido pela magistral capacidade artística e ímpeto documentarista, McCurry viajou como fotógrafo autônomo à Índia e ao Nepal. É o autor da famosa imagem da menina afegã de olhos verdes – capa de National Geographic em 1985 – que atravessa tempos e gerações, eternizando a beleza e a tristeza da jovem refugiada.

Michael Nichols – entusiasta explorador de grutas, Nichols se destacou no campo da fotografia por sua habilidade em iluminar espaços obscuros. Desde 1991 já realizou mais de 20 ensaios para National Geographic, a maioria de temas de história natural na África. É dele a lendária imagem em que um chimpanzé tocando suavemente os cabelos da primatóloga Jane Goodall.

Michael Yamashita – Colaborador de National Geographic desde 1979, Yamashita concentra seus ensaios na Ásia e especializou-se em seguir as trilhas tanto de homens como de paisagens, o que resultou em artigos sobre Marco Polo, o poeta japonês Bashô, o explorador chinês Zheng He, além de o rio Mekong e a Grande Muralha da China.

David Doubilet – Com a carreira dedicada à fotografia submarina, Doubilet fez seu primeiro ensaio sobre as enguias-de-jardim no Mar Vermelho em 1971, quando tornou-se colaborador de National Geographic. É considerado o melhor fotógrafo submarino de todos os tempos. É autor também das fotos de cenas dos filmes O Fundo do Mar (1977) e Splash – uma Sereia em Minha Vida (1984).

National Geographic Brasil

Lançada no Brasil em maio de 2000 pela Editora Abril, a revista National Geographic Brasil traz conhecimento e beleza juntos em cada edição. Sua missão é “Inspirar as pessoas a cuidar do planeta”. Cobre de arqueologia a futurologia, com destaque para ciência, história, espaço, cultura e ecologia.

Em 1888, um grupo de exploradores, cientistas, cartógrafos, topógrafos, educadores e inventores fundou a National Geographic Society com a missão de “estimular e difundir o conhecimento geográfico”. No mesmo ano, foi lançada sua publicação oficial, a National Geographic, mais tarde – por indicação de Alexandre Graham Bell, segundo presidente da NGS (e inventor do telefone) – transformada em uma publicação popular que desse suporte financeiro à sociedade. O resultado foi excepcional.

Nas décadas seguintes a revista se tornaria referência de jornalismo e de fotografia enquanto a sociedade organizava expedições que marcariam o século 20. A NGS concedeu mais de 9 mil bolsas de iniciação científica nos últimos 120 anos, dezenas delas no Brasil. Produz, ainda, documentários, programas de televisão, livros, atlas, websites e materiais didáticos.

FONTE: Assessoria de Imprensa

Bookmark and Share
Anúncios
Esse post foi publicado em Acontece, Fotografia, Livros e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s